Fruta & Proteína – um casamento perfeito por Dra Alessandra Carneiro - Nutricionista

Pensando em dicas para não passarmos tanta fome entre as refeições, buscamos importantes informações com a nutricionista Dra. Alessandra Carneiro, que nos conta como é importante a ingestão de frutas com proteínas!


Teresa Cristina

____________



Excelente combinação aliada a bons hábitos alimentares. A partir do momento que faço uma ingestão de frutas e proteínas tenho menos chances de sentir tanta fome fora dos horários corretos. Isso porque se dou preferência para alimentos somente ricos em carboidratos simples, meu nível de saciedade será enganoso, ou seja, logo sentirei fome, então para que seu nível de saciedade esteje completo, tenha sempre a presença da protéina nos lanchinhos da tarde ou da noite. E é claro,  se possível inclua também a fibra, os farelos de aveia, linhaça, chía, granola, pois a fibra ajuda a controlar todos os índices glicêmicos dos alimentos evitando assim uma grande produção de insulina desnecessária.

Que tal fazer uma dieta equilibrada e saudável com uma desintoxicação periódica com frutas cruas e frescas pelo menos uma vez por mês? Nós, profissionais da Nutrição, sempre orientamos nossos pacientes a desintoxicar o próprio organismo. Vamos entender melhor sobre isso.

Observe o quanto estes alimentos aliados a bons hábitos alimentares pode fazer a diferença na tua vida:

Alimentos recomendados se você quer manter uma alimentação saudável
  • Primas vegetais para saladas (variedade é importante)
  • Abacate (se for usado como uma salada de cobertura)
  • O azeite de oliva (para salada)
  • Limões ou limas
  • Água bastante água na sua vida; (Peso x 35) Hidratação individualizada;
  • Carne Branca: frango, peixe, carne de peru, magra ou ovo;


As frutas contêm uma variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. No entanto, elas não são consideradas alimentos ricos em proteínas, por essa razão vamos falar nas frutas que contêm uma quantidade relativamente alta em proteínas e pode ser incluído em planos de dieta de alta proteína. (Mas não substituídos por outros alimentos ricos em proteínas)    

Conhecer a lista de frutas ricas em proteínas é importante para os vegetarianos puros, porque a proteína necessária vem somente a partir dos vegetais e frutas. Para os não-vegetarianos incorporar frutas ricas em proteínas é uma alternativa saudável, em vez de confiar apenas em produtos de origem animal. A melhor dica é equilibrar a quantidade de frutas, verduras e alimentos à base de animais para fornecer proteínas e outros nutrientes essenciais para o corpo.


Frutos ricos em proteína:

Goiaba – A goiaba pode ser considerada como um dos frutos com mais elevado teor de proteínas. 100g desta fruta fornecem 2,55g de proteína, e um único copo de pedaços de goiaba pode fornecer 4,21g de proteína.

Coco – Não é apenas suculento e rico em enzimas e antioxidantes, mas também contém uma quantidade relativamente elevada de proteínas, em comparação com outros frutos. 100g de contém cerca de 3g de proteína.

Abacate – As variedades comerciais de abacate podem ser consideradas como um complemento importante na lista de frutas ricas em proteínas. 100g de abacates contem cerca de 2g de proteína, ao passo de que uma porção de copo podem prever-se a 3g de proteína.

Banana – Por cada 100g de bananas a quantidade de proteína é recebida é de 1,09g tornando-a uma fruta boa para incluir numa dieta rica em proteína. De fato, uma xícara de bananas amassadas irá fornecer cerca de 2,45g de proteína.

Maracujá – É um fruto azedo e doce disponível em dois tipos – a variedade amarela usada para fazer sucos e da variedade roxa, comido em forma bruta. Ter um maracujá vai dar 0,40g de proteína, aumentando o tamanho da dose para 100g vai fornecer 2,20g de proteína.

Damasco – Um damasco fresco pesando mais de 100g é equivalente ao consumo de 0,49g de proteína. O mesmo fruto, quando preparado em fatias, rende 2,31g em uma porção de copo. De acordo com a sua preferência, você pode ter ou damascos frescos ou damascos secos.

É importante saber que os nutrientes presentes nas frutas são úteis para manter a pele e o cabelo saudáveis. Converse com qualquer nutricionista sobre alimentação saudável e ele vai sugerir a incorporação de frutas e verduras na sua dieta diária. É aconselhável criar variedade, preparando saladas mistas de frutas, mistura de sucos, milk-shakes, smoothies, etc. Você pode consumi-los de qualquer forma, desde que sejam preparados adequadamente. Veja mais opções, a seguir uma lista de frutas de alto teor de proteína para você. Estes frutos contêm cerca de 1g de proteína de -1,5 por 100g.



·         Mirtilos

·         Cerejas

·         Nectarinas

·         Ananás

·         Podar

·         Framboesas

·         Passas de uva

·         Tangerina

Um dos grandes benefícios de saúde de consumir estas frutas é que elas contêm quantidades mínimas ou insignificantes de gordura. Assim, é uma fonte de proteína saudável para as pessoas, que são diagnosticados com problemas cardíacos e cardiovasculares. No entanto, deixo o conselho de verificar o teor de açúcar dos frutos antes de incluir na dieta porque maioria os maduros contêm quantidades elevadas de açúcar. E lembrem se alimentação saudável são frutos que você irá colher no decorrer da tua vida!!!







________________________________________________________________



Uma receita rápida de lanche de fruta com proteína, e vale a pena, porque realmente ficamos saciados.


Coloque uma uma banana prata descascada em recipiente próprio para microondas. Sobre a banana coloque uma fatia de queijo mussarela. Coloque no microondas por 10 segundos em potencia media. 


Bom lanche!

Teresa Cristina


foto: Teresa Cristina Cunha



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cirurgia Ortognática – o chamado queixo para Frente – estética ou necessidade? - texto: Teresa Montes Jornalista

BOTOX NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO - Texto: Teresa Montes Jornalista

JACK – UM CÃO QUE TROUXE ESPERANÇAS PARA OUTROS ANIMAIS NO BRASIL