Yoga - um universo de possibilidades

Yoga vai além do trabalho físico, trabalha também com a alma

______________


O Yoga é uma prática que te oferece além de um exercício físico, toda uma filosofia de vida. Qualquer pessoa pode praticar Yoga. E o pré-requisito básico para a prática. É a pessoa ter vontade.

Para falarmos de Yoga, procuramos as orientações com a professora Natália Kozan, que é praticante há 10 anos, formada em Geografia, buscou no Yoga uma vontade de reintegração pessoal. Hoje é professora em uma escola especializada em Uberlândia (MG).

Segundo Natália, o Yoga é uma prática de reintegração. A palavra Yoga significa isso – reintegração, união. Muitas vezes nós possuímos em nossas vidas problemas, desequilíbrios, desajustes nos relacionamentos, doenças, patologias, etc. Isso tudo acontece porque em algum momento de nossa existência a gente se desconecta desse ser interno, que no Yoga é chamado de essência. Quando fazemos essa “desconexão”, essa “desunião”, tendemos ao Karma (que refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas), a “desordem”, o “desequilíbrio”. A proposta do Yoga é ser uma prática que vem reestabelecer o Dharma que significa “Lei Natural” ou “Realidade”, e reestabelecer a ordem. Por isso o Yoga vai tratar o equilíbrio do ser. Atuando mesmo em todas as esferas seja no corpo físico, no corpo mental ou emocional. O Yoga vem mostrar que o ser é um só. Se existe um desiquilíbrio no físico, Isso afeta o corpo emocional e assim sucessivamente. E no Yoga a gente trata desse equilíbrio do ser. Toda a prática do yoga é voltada para que se retome essa ideia de um grande inteiro. De um ser conectado, de um grande Dharma.



Yoga não é prática esportiva
De acordo com a professora Kozan, o Yoga não é uma prática esportiva, não é um esporte. O Yoga é uma filosofia de vida que traz consigo um âmbito que é chamado de Asanas que é voltado para o corpo físico denso, o corpo material. Então essa parte de Asanas, ela vai cuidar desse corpo físico. Os Asanas quando feitos com consciência, de uma maneira adequada, trazem benefícios tão positivos quanto à prática de uma atividade física, de um esporte. Mas o Yoga abrange muito mais aspectos, dentre eles a meditação, o Pranayama que são as práticas de exercícios respiratórios e também a prática devocional e filosófica. Então o Yoga não é um esporte, porém ele traz sim, benefícios nos aspectos físicos. 

Yoga como religião
Conforme Natália, o Yoga é mesmo uma prática filosófica, que inclui na sua proposta a devoção. Essa devoção é pela prática que o seguidor do Yoga executa. A entrega desses esforços a uma causa superior. A necessidade funcional, social, tanto para o ser, como para o ambiente onde ele vive. Em alguns aspectos existem as práticas emocionais e religiosas, mas não necessariamente todo o Yoga é assim. Algumas pessoas seguem essa linha devocional e outras se voltam mais para essa prática filosófica. A devoção não é necessariamente a um deus, a uma religião em si. A devoção é voltada à própria prática que você executa.

Yoga como terapia
Para Natália o Yoga auxilia em várias terapias de certa forma. O Yoga no Brasil e em todo ocidente, tem um carácter terapêutico, e pode ser utilizado no resgate do ser. O Yoga tem a função dessa busca pela plenitude, pela integração. Tudo que é desordem em nosso ser é considerado doença. O Yoga entra na intenção desse tratamento. Se bem aplicado, ele auxilia nas doenças físicas, patologias, questões ligadas a vários aspectos psicológicos do ser.  


Um trabalho feito da aplicação do Yoga como terapia é exemplificado pela professora, no que se refere ao trabalho feito por Joe Pereira, um professor indiano que também é padre. Ele desenvolve um trabalho maravilhoso com o Yoga relacionado ao tratamento de dependentes químicos. Padre Joe utiliza o Yoga para potencializar a recuperação dessas pessoas. A dependência química é uma somatória de disfunções do ser, uma série de hábitos ruins. Um hábito ruim pode se tornar um vício. O Yoga vem retornar os bons hábitos e assim resgatarmos virtudes. É uma fórmula simples, mas se bem empregada dá excelentes resultados. De acordo com Padre Joe: “Nós reeducamos o pensamento. O corpo tem potenciais infinitos de cura e, quando você condiciona o cérebro, você consegue modificar o comportamento. Através dessa reestruturação, os viciados podem ficar menos dependentes de medicamentos. Resumidamente, Yoga é uma ciência que faz esse trabalho de coordenação entre o corpo, à mente e a alma”. Fonte: http://yogaforum.org/07/2012/yoga-dependencia-quimica-e-o-trabalho-do-padre-joe-pereira/ clique aqui

Muitas pessoas buscam o Yoga por questões de desiquilíbrios emocionais, principalmente ressaltando a questão da depressão. Yoga pode ser muito funcional nesse sentido. Lembra Natália.



Segundo a Aluna Mirian Acir, que voltou a praticar Yoga depois de quatro anos parada e está há cinco meses em escola especializada, os resultados já são visíveis. Tinha problemas de insônia e tomava remédios para dormir. Também apresentava enxaqueca, problemas de hérnia de disco na coluna e fobias. Ela já havia feito RPG por um ano, mas o retorno com o Yoga foi em bem menos tempo. Atualmente não toma mais remédios para dormir, as dores na cabeça vêm de maneira leve e há melhoras acentuadas nas dores da coluna. A aluna ainda diz sorrindo que desde que começou a fazer Yoga não teve que voltar a nenhum médico.

“Eu ouço muito falar que Yoga é mais respiração, alongamento, é uma prática leve, e não é um exercício físico, uma atividade. Eu acho que isso é um erro. Um engano das pessoas. Muito pelo contrário. Você usa muito a força, você usa o peso do corpo, o alongamento é muito intenso, é uma prática intensa, pode não ser uma musculação, uma caminhada, um exercício aeróbico, mas é um exercício muito importante e eu acho que traz muitos benefícios.” Afirma a aluna e conclui:
“Eu indico para as pessoas que tem problemas como eu, problemas de coluna e enxaqueca, tantas pessoas que sofrem de depressão, acho que é um caminho, é um tratamento natural, que você não tem que tomar nenhum remédio e hoje em dia se toma tanto remédio de tarja preta, remédios que você vai só viciando o organismo cada vez mais. É uma busca saudável de um tratamento, que não vai te trazer nenhuma consequência ruim, pelo contrário, vai trazer só benefícios”.

De acordo com a professora Natália, é a partir da ideia de quando a pessoa está nesse desiquilíbrio, a prática em si é um estímulo para a pessoa restaurar o impulso mesmo pela vida. A vontade de viver. No Yoga a vida é uma passagem, ela tem caráter de finitude nessa existência, mas precisa ser alegre, feliz e abundante. Quando as pessoas estão em depressão, em tristeza profunda, o Yoga pode ser de grande ajuda para esse resgate pela vida.

Os Asanas, que são as posturas, são ferramentas que auxiliarão no resgate da região chamada Chakra (são vários centros energéticos dentro do corpo humano) como exemplo, a região do coração, que é afetada pela depressão. Os Asanas vão acessar o sistema nervoso e conseguir tirar essa memória de tristeza e começar a substituir para uma nova memória, um novo padrão, de alegria, de felicidade, de contemplação.

Para Kozan, que já presenciou alunos que conseguiram sair da depressão, afirma: “Quando o praticante se dispõe a prática, se entrega a prática, e quer a prática como um estímulo, Isso acontece muito rápido. A pessoa se resgata muito rápido, rapidamente ela tem um insight, como chamamos no Yoga. De querer voltar à vida, a vida alegre, a vida contente, os Asanas, com intenção inicial de abrir o peito, eles agem muito rápido nessas cognições mentais e rapidamente a pessoa recebe esse estímulo, de resgatar a alegria“.

A história do Yoga e seus grandes mestres


O primeiro a fazer a catalogação dos Asanas, das posturas feitas no Yoga, foi Patanjali. Ele viveu na índia viveu entre 200 a.C. a 400 d.C.. Ele é considerado o pai do yoga e é reverenciado por todos praticantes. Atualmente, um mestre que segue os ensinamentos de Patanjali e também faz um trabalho de sistematização do Yoga é B.K.S. Iyengar, que ainda é vivo, mora na índia e tem 95 anos e continua praticando o Yoga e faz Asanas de uma forma incrível.


Yoga para homens


Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o Yoga é uma prática feminina. Para dar seu depoimento, o aluno Renato Torrone, explica os benefícios da prática para homens também e como tem transformado sua vida.


Torrone pratica Yoga há aproximadamente um ano. No inicio teve um pouco de preconceito, pois achava que era uma prática só para mulheres. Com o tempo descobriu que não há essa distinção. Quando começou a praticar sentiu algumas dificuldades nos exercícios de alongamento, e achava que o encurtamento de seus músculos era consequência do seu próprio limite corporal. Mas com a prática percebeu que esses limites começaram a mudar. Percebeu também, além dos resultados benéficos fisicamente, que algo em sua vida começou a mudar. “O Yoga, além da parte física, nos traz um bem estar mental, nos traz uma visão diferente da vida, do quotidiano, da sociedade, até interessante citar isso porque antes de fazer Yoga eu não tinha uma visão social da vida como tenho hoje em dia. Através do Yoga passei a ter uma vida mais saudável e a gente passa a ter hábitos, mais saudáveis a abdicamos de vícios e outras coisas ruins. Isso não é imposto, é conquistado pelo Yoga que nos mostra isso. Está sendo bem positivo por esse lado para mim.“ conclui Renato.

Comentários

natal fernando disse…
Teresa ainda existe preconceito contra as crenças orientais que se detecta na reação psicológica das pessoas quando alguém tenta comparar as filosofias com a pregação religiosa. Realmente o modo de viver define a diferença entre os orientais e ocidentais. Creio que jamais a população ocidental vai adotar o modo milenar de viver daquele povo. E não digo pensando somente nos brasileiros ou latinos, mas também dos europeus, árabes, etc.
O importante é que cada um descubra a potencialidade individual libertando das pseudo-dependências de outras pessoas, de outras instituições, de dinheiro, etc. O que cada um pode fazer por si mesmo é um mistério a ser descoberto a cada experiência. Na Yoga a pessoa encontra consigo mesma e observa seu funcionamento corporal e às vezes encontra a própria cura libertando-se das influências psicológicas do exterior.
Abraço.
Natal

Postagens mais visitadas deste blog

Cirurgia Ortognática – o chamado queixo para Frente – estética ou necessidade? - texto: Teresa Montes Jornalista

BOTOX NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO - Texto: Teresa Montes Jornalista

JACK – UM CÃO QUE TROUXE ESPERANÇAS PARA OUTROS ANIMAIS NO BRASIL