BOTOX NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO - Texto: Teresa Montes Jornalista





Dr. Alexandre Vieira Fernandes 
Foto: Arquivo Pessoal 


Botox no tratamento odontológico? Para responder a essa pergunta procuramos o especialista no assunto, Dr. Alexandre Vieira Fernandes, que é habilitado em aplicação de toxina botulínica na odontologia, pelo instituto Luposeli, São Paulo (SP), Brasil.

A toxina botulínica, chamada de Botox, já é conhecida nos tratamentos estéticos para evitar rugas e flacidez na face, e agora começa a ser usado também em tratamentos específicos na odontologia. O Botox, toxina botulínica do tipo A (TBA), é uma substância neurotoxina extremamente ativa, produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina botulínica tem sua atuação por meio do bloqueio de um neurotransmissor em nível celular, que impede a contração muscular. Esse efeito começa a ser observado no segundo dia de aplicação e aumenta até o 14o dia, quando se pode observar o ápice do resultado clínico.

Embora o Botox seja a marca comercial mais conhecida, existem diversas outras disponíveis no mercado, como: Dysport, Prosigne, Xeomin e Botulift.

O tratamento com TBA é amparado pelo Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Onde são atribuições do Cirurgião Dentista, diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da ciência e sua dignidade profissional. As áreas de atuação do cirurgião dentista são a cavidade da boca e face. 

Segundo o Dr. Alexandre Vieira Fernandes, cirurgião-dentista, o produto é uma forma segura de solucionar problemas apresentados pelos pacientes. Como exemplo tem a correção de sorriso assimétrico, onde uma simples aplicação do medicamento normaliza gradativamente sorrisos que elevam mais de um lado do lábio superior do que o outro, o chamado sorriso torto.

Na correção do sorriso gengival, com a aplicação do TBA, o sorriso vai se normalizando até parar de fazer a exposição da gengiva em excesso. É uma forma de evitar cirurgias desnecessárias. É importante saber que não há perda de sensibilidade no lábio superior e nem sensação de face paralisada.

Também em caso de dores de cabeça, onde as dores são agravadas pelos músculos da mastigação, com o tratamento com a toxina, as dores são controladas.

Na disfunção da articulação temporomandibular (ATM) ou Bruxismo (apertamento e ranger dos dentes dormindo ou acordado), pode trazer prejuízo para a musculatura da face ou para os dentes. O tratamento com a TBA possibilita uma   melhora significativa.

No caso de assimetria de face, onde alguns pacientes podem apresentar o músculo “masseter” hipertrofiado, ou seja, ele pode ganhar volume de maneira exagerada. Quando isso ocorre de um só lado, ocorre uma assimetria de rosto. Quando ocorre dos dois lados, fica a aparência de um maxilar extremamente largo e rosto muito quadrado. A toxina botulínica corrige essas situações.


Músculos da mastigação – Masseter e Temporal








 
 A aplicação da TBA também é um tratamento eficaz no controle da sialorréia (aumento da secreção salivar), ajudando a estabilizar a salivação excessiva, que pode ocorrer em várias situações diferentes, como por exemplo, em portadores de esclerose lateral amiotrófica, designada por doença de Lou Gehrig, doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada. Também o aumento da salivação ocorre durante crises de epilepsia.
  
De acordo com Fernandes, o cirurgião-dentista possui conhecimento para tratar de determinadas afecções da face e da cavidade bucal, de forma segura com aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização e não extrapole suas funções. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em sessão única, com alto grau de satisfação dos pacientes.

As contraindicações para o uso da Toxina Botulínica tipo A (TBA) são em casos de alergia conhecida à TBA e ou excipientes, infecção no local da aplicação, pacientes gestantes ou que estejam amamentando, pacientes com uso recente da vacina antitetânica (tem que aguardar seis meses), ausência de resposta à TBA por imunização contra a toxina, transtornos generalizados da atividade neuromuscular (Miastenia gravis ou similar).





Casos clínicos realizados por Dr. Alexandre Fernandes




Daniela antes do tratamento. Foto: Dr. Alexandre Fernandes.

Daniela depois do Tratamento. Foto: Dr. Alexandre Fernandes


"Sempre tive vontade de  melhorar meu sorriso, pois tenho sorriso gengival. Procurei o Dr. Alexandre que me propôs um tratamento fantástico com toxina botulínica (Botox). Surpreendi-me com o resultado! Estou super satisfeita com meu novo sorriso! Simples e rápido, o tratamento supera as expectativas e o resultado você nota com no máximo três dias! Recomendo a todas as pessoas que queiram corrigir o sorriso gengival!", afirma Daniela.

  


Maysa antes do tratamento. Foto: Alexandre Fernandes



Maysa após o tratamento. Foto: Dr. Alexandre Fernandes.


"Antes o meu sorriso me incomodava porque aparecia um pouco da gengiva ao sorrir. Hoje me sinto mais realizada e feliz. Tive o prazer de conhecer o Dr. Alexandre que fez o tratamento com o Botox . Achei superinteressante pois é um tratamento simples, eficiente, feito em sessão única e com um grau de satisfação enorme. Tenho certeza que, quem conhecer vai adorar", relata Maysa.




Rosangela antes do tratamento. Foto: Dr. Alexandre Fernandes



  Rosangela depois do tratamento. Foto: Dr. Alexandre Fernandes 










VÍDEO DO DEPOIMENTO DA MAYSA

















Fontes:







http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2011/05/toxina-botulinica.pdf


Apostila do Curso de Habilitação em Toxina Botulínica na Odontol


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cirurgia Ortognática – o chamado queixo para Frente – estética ou necessidade? - texto: Teresa Montes Jornalista

JACK – UM CÃO QUE TROUXE ESPERANÇAS PARA OUTROS ANIMAIS NO BRASIL